Oie,
hoje vamos falar sobre o Cronograma Capilar. Apesar do nome bem sugestivo, muitas pessoas tem dúvida do que é/como fazer. O  cronograma é basicamente uma agenda de cuidados que você vai ter com o cabelo durante um mês, variando em dias de hidratação/nutrição/reconstrução. No outro mês o mesmo ciclo novamente (pode alterar as etapas conforme as necessidades do cabelo mudarem) e por aí vai. O cronograma pode ser seguido por quando tempo quiser. Existem muitos prontos na internet, como esse aqui:

Esse é o que estou seguindo no momento, para cabelos danificados. Existem cronogramas prontos para todos os "estados" de cabelo, mas você também pode ir testando os disponíveis na internet até descobrir o que seu cabelo mais gosta, e depois montar o seu próprio cronograma :)
Existe um teste de porosidade para saber qual a necessidade maior do seu cabelo, que é esse aqui:
ps: imagem do post da Lu Ferreira, Chata de Galocha.
Vou falar o que você precisa basicamente para começar o cronograma, e depois explicar o que é cada etapa :)
Primeiro, uma máscara de hidratação, pode ser a qual você preferir (uma boa dica é o Yamasterol, que é baratinho e hidrata muito!). Vou falar das minhas máscaras em breve. Também vai precisar de uma máscara de nutrição ou um óleo vegetal (o azeite de oliva é uma ótima dica) e uma queratina ou glicopan pet.
Agora vamos à explicação:
Hidratação: essa é a fase que da maciez, sedosidade e repõe a água do cabelo. É a única etapa do cronograma que não sobrecarrega os fios. Geralmente, as máscaras de hidratação tem pantenol, glicerina, aloe vera, vitaminas, açúcares... então é só olhar no rótulo, se algum desses itens predominam na máscara, ela provavelmente é de hidratação. E também, geralmente está escrito no rótulo sua função.
Nutrição: essa etapa serve para repor a gordura boa dos fios e deixar eles mais alinhados. As máscaras que tem óleo, manteiga ou tutano são de nutrição :) E nessa fase podem ser usados também os óleos vegetais para umectação, aqui tem um post da Julia Doorman onde ela explica o que é/como fazer a umectação.
Reconstrução: serve para repor a massa perdida dos fios, todo cabelo precisa, alguns mais, outros menos. É importante lembrar que queratina em excesso faz o efeito contrário, deixa o cabelo duro e ele pode acabar quebrando. Geralmente, em cabelos muuuito danificados, duas reconstruções no mês são suficientes, e para os mais saudáveis, uma. Máscaras com colágeno, queratina e aminoácidos são reconstrutoras. Para a reconstrução também pode ser usada a queratina para cauterização (vou fazer post sobre isso em breve também), a queratina na máscara de hidratação - mesmo que seja o Yamasterol - ou o Glicopan Pet, que pode ser usado colocando uma tampinha do produto na máscara de hidratação (deixe agir por no máximo 20 minutos) ou passado puro no cabelo, e na minha opinião tanto faz se estiver limpo ou sujo (no caso de usar puro, deixe agir por no máximo 10 minutos)
É isso, cronograma capilar é um assunto que não tem como falar sem textão hahahah vou fazer mais posts sobre o assunto e mostrar minhas máscaras em breve :)
beijos <3

4 Comentários